A energia excedente é aquela que é gerada além do necessário para abater da sua fatura de eletricidade. Alguns consumidores que geram energia além do consumo interno optam por fazer uma troca com a rede elétrica, destinando o excedente para os distribuidores de energia elétrica.
A distribuidora instala o medidor bidirecional que tem a capacidade de medir a energia injetada e a energia consumida.
Exemplo:
Consumo: 15 KWh
Energia Injetada: -100KWh
Energia Excedente: -85 KWh
A energia excedente vira créditos que podem ser utilizados em até 60 meses.
Atenção: Se a produção de energia for totalmente consumida instantaneamente pelos equipamentos do cliente, a energia injetada (aquela que chega no medidor) será ZERO e a fatura de energia apresentará INJETADA = ZERO.
Os créditos que você gerar podem ser utilizados de duas maneiras: em outro endereço da mesma área de concessão, que esteja relacionado ao mesmo CPF/CNPJ da unidade geradora, ou em próximas faturas, com prazo de expiração de cinco anos.
Apenas usinas fotovoltaicas podem vender a energia solar excedente.
Não, os painéis solares não produzem eletricidade durante a noite, pois dependem da luz solar para gerar energia. No entanto, os sistemas de energia solar geralmente são projetados com baterias ou são conectados à rede elétrica, permitindo que você armazene energia durante o dia para uso noturno ou compense a falta de produção com eletricidade da rede.
O armazenamento de energia ou a conexão à rede garantem um fornecimento contínuo de eletricidade, independentemente das condições climáticas ou do período do dia.
© SolEng – Todos os direitos reservados
(21) 98885-9739